Com qualidade e durabilidade superiores, o porcelanato pode ser usado de diversas formas

Nos últimos tempos, a maioria dos projetos arquitetônicos de construção, seja uma reforma mais simples ou uma repaginada completa no imóvel, indica a utilização de um tipo específico de revestimento.

Trata-se do piso de porcelanato, um material cerâmico que tem como principais benefícios a maior durabilidade, resistência, baixo custo de manutenção e, é claro, um acabamento de alto padrão.

Além do piso, o porcelanato também pode ser usado como revestimento de parede, em áreas externas e ambientes molhados. Confira a seguir tudo o que você precisa saber sobre esse material que promete deixar qualquer espaço muito mais elegante. 

O que é porcelanato?

Primeiro de tudo, é preciso esclarecer que o porcelanato é um tipo de cerâmica que se diferencia do piso tradicional por conta dos ingredientes usados na sua fabricação, da forma como ele é produzido e das diferentes possibilidades quanto ao seu uso.

Na composição desse tipo de revestimento, haverá uma mistura de ingredientes como argila, quartzo, areia, caulim e feldspato. A massa feita com esse composto deverá ser submetida ao calor de mais de 1.200º. O resultado será uma peça compacta, homogênea e rígida.

O surgimento do porcelanato é relativamente recente, sendo datado dos anos 1980. Foram ceramistas espanhóis e italianos que iniciaram o uso do porcelanato e, pouco a pouco, o material se expandiu por todo o mundo. A chegada no Brasil aconteceu na década de 1990, mas o boom do porcelanato é mais recente.

A razão para que esse material ganhasse força no mercado internacional está ligado ao seu processo de produção, mais correto do ponto de vista ecológico, mas também aos benefícios do seu uso, como veremos a seguir.

Benefícios do porcelanato

A alta resistência do porcelanato é uma das suas principais vantagens. Ela se deve à sua base de maior espessura (de até 1 cm) e rigidez. Tal aspecto faz com que as peças sejam cortadas com precisão e sem o risco de possíveis imperfeições (como acontece nas placas de cerâmica).

O material não necessita de manutenção frequente, o que é um fator a ser considerado na hora de optar por esse tipo de revestimento. A limpeza também é facilitada e deve ser feita com pano úmido e produtos de limpeza específicos para porcelanato. Se for necessário esfregar, a indicação é usar escova ou vassoura de cerdas macias.

O uso do porcelanato pode ser feito diretamente na superfície devidamente nivelada ou ainda assentada sobre outro piso, como cerâmica. A instalação é relativamente rápida e o custo-benefício é enorme. Do ponto de vista estético, é também uma opção mais bonita que a cerâmica, pois as emendas são menos visíveis.

O visual de um piso, bancada, banheiro, fachada predial e até lareira que usa o porcelanato como revestimento é outro aspecto interessante. Sem falar na sua versatilidade: existem peças que imitam materiais como concreto, cimento queimado e granilite, aumentando o quê de sofisticação do ambiente em questão.

Tipos de porcelanato

Para escolher o tipo de porcelanato para usar na sua obra, é preciso considerar alguns aspectos que vão além da beleza. Existe uma classificação, a PEI (Porcelain Enamel Institute, sua instituição regulamentadora),  que vai de 0 a 5 e verifica a resistência do material quanto ao peso suportado.

Um porcelanato com PEI 0, por exemplo, deve ser usado em paredes pela baixa resistência, enquanto um de PEI 5 pode ser aplicado em ambientes com intenso tráfego de pessoas. A porosidade da peça também precisa ser considerada, conforme o tipo de ambiente, pois oferecerá pisos mais lisos ou mais rugosos.

Para além dos aspectos técnicos, é preciso também avaliar o acabamento do porcelanato escolhido. Existem três principais: acetinado, esmaltado e polido.

Acetinado

O porcelanato acetinado não recebe nenhuma esmaltação por isso, é um revestimento de brilho leve e bem discreto. Entre os seus pontos positivos estão a maior resistência a riscos e menor chance de escorregões.

Esmaltado

É considerada a opção mais versátil, podendo ser liso ou texturizado, com acabamento brilhante ou fosco. Isso graças à aplicação de uma espécie de esmalte em sua superfície.

Polido

O tratamento e a camada protetora aplicada durante a sua produção fazem com que o porcelanato polido seja brilhante e super liso.  É um modelo conhecido também pela sua alta durabilidade.