Ter conforto no lar e uma casa aconchegante é importante para diminuir o estresse e aumentar a sensação de bem-estar. Sua casa deve ser um oásis de paz e tranquilidade para te ajudar a lidar com a agitação externa.

E para isso, criar cantinhos aconchegantes em casa, onde você pode descansar e ter boas memórias afetivas, e outros para se divertir com a família, como uma piscina inflável ou um ofurô, é essencial para conseguir relaxar. Veja a seguir algumas ideias para transformar o seu lar.

  1. Limpeza e organização

Ter uma casa limpa e organizada é o primeiro passo para um ambiente harmonioso e aconchegante. Um espaço desarrumado, sujo e com acúmulo de coisas passa a impressão de desleixo e não nos permite descansar e nem ter paz interior. Portanto, desfaça-se de coisas que você não usa e que estão acumulando espaço e prefira um ambiente mais clean.

  1. Quer um ambiente mais aconchegante em casa? Veja como criar espaços de descanso no seu lar
  2. Crie um cantinho de leitura

Se você é um leitor assíduo, crie um cantinho aconchegante para se acomodar, desfrutar de um bom livro e alimentar a sua mente. No local, você poderá colocar uma cadeira ou uma poltrona confortável com uma manta macia e uma estante com os seus livros.

  1. Invista em arte na parede

Ter quadros em casa pode trazer mais alegria e boas memórias, além disso, eles refletem a expressão da sua personalidade. Escolha peças que fazem sentido para você, que te inspirem e que tenham história e memórias. Pode ser uma paisagem encantadora ou um objeto decorativo, como uma mandala de macramê.

  1. Aposte nas plantas

Inserir plantas na sua decoração é uma forma de agregar relaxamento e bem-estar para sua casa. As plantas trazem sensação de harmonia e podem te ajudar a se conectar com a natureza. E não se esqueça de deixar as janelas abertas para arejar a casa e deixar a luz do sol entrar.

  1. Crie espaços livres de tecnologia

Ter um local para se desconectar do mundo digital é cada vez mais uma necessidade. E você pode fazer isso no seu quarto, priorizando um ambiente de tranquilidade, sem dispositivos eletrônicos para ter um sono restaurador.

  1. Objetos afetivos

Ter objetos que contam história em casa, com significados especiais, pode adicionar um toque único no seu espaço. Tenha fotografias de momentos felizes, peças artesanais que você comprou em uma viagem ou exposição, isso vai te ajudar a reviver boas lembranças.

  1. Cores que ajudam o espírito a vibrar

As cores exercem influência no nosso comportamento e tendem a transmitir sensações como alegria, entusiasmo, tranquilidade e muitas outras. Elas podem estimular nosso cérebro de diferentes formas, por isso, pinte suas paredes com cores que você gosta. Você também pode procurar por papéis de parede para mudar um ambiente e criar uma atmosfera mais agradável.

  1. Banheiro aconchegante

Transforme seu banheiro em um santuário com velas perfumadas, difusores com cheiros que acalmam, produtos de beleza de que você gosta e trazem mais bem-estar. Compre toalhas macias e tapetes felpudos para criar uma atmosfera de conforto e aproveite os seus momentos para cuidar de si.

  1. Invista em aromas aconchegantes com difusores e velas

Para criar uma boa experiência sensorial, aposte nos cheirinhos como lavanda e alecrim, que trazem sensação de relaxamento e ajudam a acalmar a mente. Para isso, as velas e os difusores são grandes aliados.

  1. Acerte a iluminação

Acertar a iluminação na hora de criar um ambiente confortável também é um passo importante para criar uma atmosfera agradável. Para isso, escolha luzes ajustáveis, com diferentes intensidades, pois assim fica mais fácil controlá-las de acordo com a atividade. Abuse da luz natural, das velas e dos abajures, que trazem sensação de acolhimento, principalmente durante a noite.