Todos sabemos que a construção civil é um mercado no qual a escolha dos materiais é essencial para que o resultado da obra seja excelente. Além disso, quando se está no processo de selecionar os materiais, é necessário que eles apresentem ótima durabilidade, fato crucial para a segurança da estrutura. É pensando nisso que os testes de resistência são vitais para saber se determinado material aguenta o peso e o impacto ao qual ele vai ser submetido.

Os testes de resistência são feitos para que se tenha certeza de que o material é apropriado para a estrutura e que, a longo prazo, nenhum incidente vai acontecer. Ainda, esse tipo de teste é realizado com diversos tipos de materiais de construção e de diferentes maneiras. Como as chapas de policarbonato, que são materiais que, apesar de oferecerem alta durabilidade e serem resistentes, ainda assim passam pelos testes para se assegurar de que serão duráveis. 

Você confere abaixo uma lista com os materiais de construção que são submetidos aos testes de resistência e quanto eles aguentam quando falamos de peso e impacto. 

1 – Concreto 

O concreto é um material conhecido por ser resistente à compressão, pois tem a habilidade de suportar cargas bem pesadas. Essa característica faz dele a escolha mais óbvia quando o assunto são projetos de construção civil. No entanto, é importante ressaltar que o concreto pode acabar sofrendo fissuras e até mesmo rachaduras quando exposto a impactos muito extremos. Assim, para uma melhor resistência, vale a pena incorporar fibras de aço, já que elas vão aumentar a durabilidade e a capacidade de absorver energia em possíveis situações de impacto. 

2 – Madeira 

A madeira é outro material já conhecido no ramo de construção e que também oferece boa resistência à compressão, por ser capaz de suportar cargas substanciais. Porém, a resistência à tração e ao impacto pode acabar sendo inferior quando comparada a outros materiais disponíveis. Para que a resistência seja um pouco maior, existem tratamentos adequados, como a impregnação com produtos químicos.

3 – Aço  

O aço é um material reconhecido por ter excelente resistência — tanto à tração quanto à compressão —, o que faz dele um artigo bastante utilizado no ramo de construção. Ainda, a maleabilidade e a durabilidade do aço fazem dele uma escolha de certa forma popular quando a estrutura precisa ter força considerável. Entretanto, assim como outros materiais, o aço pode acabar apresentando deformações plásticas quando submetido a um impacto muito intenso.

4 – Alvenaria 

Quando falamos de alvenaria, estamos nos referindo principalmente aos blocos de concreto ou tijolos utilizados nesse tipo de construção. Eles costumam aparentar boa resistência à compressão, porém, a resistência à tração e a determinados impactos pode acabar sendo limitada. O resultado da estrutura de alvenaria vai depender também da argamassa utilizada.

5 – Materiais compósitos 

Nessa categoria, incluímos materiais de construção como a fibra de vidro reforçada, item que tem ganhado destaque especialmente por combinar leveza e resistência. Esses materiais conseguem ser adaptados para suportar diferentes cargas e costumam oferecer boa resistência a impactos, o que os torna a escolha mais óbvia quando o assunto é aplicação onde o peso e o impacto são pontos críticos. As chapas de policarbonato podem ser classificadas dessa maneira e estão sendo cada vez mais utilizadas em novos projetos de construção civil.