As sensações de amplitude, tranquilidade e organização são algumas das vantagens de apostar na decoração neutra

Quando o assunto é decoração, a imaginação e as tendências ditam as regras. Algumas pessoas associam o tema às cores vivas e texturas exóticas e outras imaginam a decoração perfeita com toques minimalistas e tons neutros. 

Na hora de aplicar as tendências em casa ou no apartamento, é importante se planejar e seguir uma linha harmônica e equilibrada, até mesmo para as decorações que parecem mais simples. Apesar de parecer menos elaborada, a decoração neutra também demanda atenção e cuidado para atingir um resultado visualmente satisfatório.

Decoração neutra

Por muito tempo, a decoração neutra foi vista com maus olhos, como se ela fosse mais simples e menos requintada do que os designs exóticos e de cores vibrantes. A verdade é que a decoração neutra faz parte de outro grupo de tendências, o que não significa que ela seja mais fácil ou menos elaborada do que os demais estilos de design. 

Os tons neutros também precisam de cuidado e atenção para gerar harmonia e, quando utilizados corretamente, podem trazer sensações positivas para o ambiente e quem convive nele como a tranquilidade, a organização e até mesmo uma ilusão de amplitude. 

Escolhendo a paleta de cores

O primeiro passo para criar uma decoração neutra é determinar a paleta de cores. Diferente do que se pensa, não existem apenas o branco, preto e cinza. Entre essas cores, existe uma infinidade de tons que podem ser trabalhados para dar vida a um ambiente clean e moderno. 

Explorar as nuances de cinza, marrom e as cores intermediárias como o creme é um bom início para quem não está familiarizado com os tons neutros. Depois de observar com atenção, é possível determinar o tom principal da decoração e as tonalidades secundárias, que aparecem em menor proporção no ambiente.

Determinando os móveis principais

Os móveis principais são os protagonistas da decoração, afinal, o tamanho chama a atenção assim que se entra no cômodo. Na decoração neutra, não é diferente, portanto, na hora de colocar a mão na massa e começar a decorar, é indicado garantir primeiro os móveis essenciais para o cômodo. 

Nesse momento, é possível apostar em diferentes tipos de revestimento seguindo a paleta determinada anteriormente. Superfícies foscas, com brilho ou até mesmo confeccionadas em madeira podem trazer um diferencial para os tons neutros.

Adicionando itens decorativos

Móveis principais selecionados, chega a hora de dar um up na decoração com quadros, almofadas, tapetes e outros itens capazes de conferir elegância e modernidade para o ambiente. 

A dica principal é explorar as diferentes texturas e materiais, já que as cores neutras permitem uma maior liberdade na hora de escolher os acabamentos sem pesar o ambiente. Apostar em tapetes amplos, almofadas, itens com detalhes em madeira ou metal e quadros de tamanhos diversos pode ser uma boa pedida para dar vida ao cômodo.

Combinando tendências

Para os mais ousados, é possível adicionar um passo final à decoração: a mistura de tendências. Do industrial com foco nos metais até o rústico com a presença de plantas e destaque para itens em madeira. 

Com cuidado e atenção, é possível somar tendências e transformar a decoração do ambiente em algo único e inovador. Para não pesar nas escolhas, é só lembrar da frase clássica: menos, é mais!

Explorando as vantagens da decoração neutra

Para além da estética, a decoração neutra consegue transmitir sensações positivas no dia a dia quando usada de maneira equilibrada. As cores claras trazem a sensação de amplitude para o ambiente, tranquilidade e luminosidade. Enquanto isso, os tons mais escuros podem ajudar a destacar itens vibrantes e trazer conforto e aconchego no fim do dia.