Entenda como funciona o processo de uma construção do projeto até o acabamento

Ao escolher sua futura casa, é perfeitamente normal que você se preocupe com a segurança do bairro, com a proximidade da escola ou trabalho e até mesmo com a vizinhança. Ainda assim, também é importante procurar saber como a estrutura foi planejada e executada na construção do imóvel.

Existe muita coisa que envolve um processo de construção civil e, hoje, temos equipamentos modernos que podem ser muito eficientes no projeto, como a parafusadeira elétrica, a esmerilhadeira, a bomba d’água, entre outros.

Quer saber mais sobre esse assunto? Neste artigo, explicamos todas as etapas que envolvem um processo de construção civil. Acompanhe a leitura! 

O que é uma construção civil?

A construção civil é um dos mais importantes setores industriais do Brasil e tem a função de ajudar no bem-estar e desenvolvimento da sociedade.

Segundo a Receita Federal, o conceito de construção civil envolve não só a construção, mas também a reforma, a ampliação e a demolição de uma edificação, além de toda e qualquer outra benfeitoria agregada ao solo ou subsolo.

Etapas que envolvem o processo de construção civil

O processo de construção civil é composto por 8 etapas. Confira abaixo quais são elas.

1ª etapa (escolha do bairro e loteamento)

Essa etapa é muito importante para o início do planejamento. Afinal, de início, é preciso escolher onde você deseja morar.

2ª etapa (o projeto)

A segunda e mais importante etapa para construção de uma casa é o projeto. Com ele, você visualiza em mãos como será o imóvel. Engenheiros e arquitetos são os responsáveis por executar a planta e o projeto como um todo.

3ª etapa (preparação do terreno)

Uma casa só pode ser efetivamente construída a partir de um terreno nivelado. E, para que isso seja possível, é necessário utilizar a terraplanagem para deixar a terra igualada. Isso pode ser feito adicionando mais terra (aterro) ou removendo a terra (corte).

No entanto, se for retirada uma quantidade de terra significativa do terreno, será necessário construir um muro de arrimo (estrutura de segurança para dar estabilidade ao lote).

4ª etapa (fundação e demarcação do terreno)

A fundação e demarcação do terreno é o próximo passo a ser dado no processo de construção, que envolve o alicerce. Aqui, os cômodos são separados e demarcados conforme descrito na planta.

Nessas demarcações, além da construção do alicerce que servirá de sustentação para a casa, também são construídas estacas, colunas e brocas.

Ao construir o alicerce, é fundamental que seja feita uma impermeabilização a fim de evitar possíveis infiltrações nas paredes, uma vez que a água pode subir pela própria sustentação.

5ª etapa (construindo a casa)

Essa etapa envolve a construção da casa propriamente. Aqui, são construídas as paredes e toda a parte que envolve a sustentação do imóvel, bem como a parte elétrica e hidráulica.

Um ponto muito importante nessa etapa da construção é utilizar materiais de boa qualidade a fim de evitar problemas futuros.

6ª etapa (instalação hidráulica e elétrica)

Após a construção das paredes, pisos e contrapisos, é a hora de finalizar a parte hidráulica e elétrica, para a parte hidráulica, contratar uma empresa de caça vazamento em Bertioga é essencial para corrigir todos os erros e verificar possíveis vazamentos.

A parte hidráulica inclui a construção de uma galeria de água proveniente da caixa d’água da rua e rede de esgoto. Com relação à parte elétrica, são colocadas as tomadas, fiação, interruptores e demais itens necessários.

Essa etapa envolve muito cuidado e atenção, uma vez que não pode haver erro. Se houver, o trabalho para consertar será bem maior, pois as instalações são feitas embaixo do piso e contra piso e por dentro das paredes.

7ª etapa (telhado)

A sétima etapa envolve a instalação do telhado. Aqui, os procedimentos utilizados são a colocação de telhas (após o madeiramento), rufos, manta térmica, calhas e instalação da caixa d’água.

8ª etapa (acabamento)

Por fim, falta o acabamento. Geralmente, é nessa etapa em que a maior parte do orçamento destinado à construção da casa é gasto. É hora de instalar revestimentos, pinturas, louça sanitária, pedras, metais, ferragens e gesso.