Entenda os diferenciais de cada modelo entre os mais indicados para esse ambiente

Pode ser que você nunca tenha parado para pensar na quantidade de elementos que formam um ambiente, mas cada um deles faz diferença. Existe no mercado, por exemplo, uma boa diversidade de portas e janelas. Cada tipo tem suas especificidades e conhecê-las é importante para fazer boas escolhas.

A janela, do quarto, por exemplo, é um dos elementos que mais influenciam no conforto geral do ambiente, pois tem relação direta com a ventilação e iluminação. O material em que a peça é confeccionada também interfere na decoração e sensação de aconchego dessa parte tão importante da casa.

O tamanho é outro detalhe que importa. Há quem goste de janelas, que deixam o quarto arejado e iluminado em boa parte do dia, especialmente se há uma boa vista a ser observada. Mas, para quem preza por privacidade, uma janela pequena e com veneziana pode fazer mais sentido.

Se você mora em uma casa, é importante lembrar que a janela também ajuda a compor a parte externa do imóvel e é interessante que ela converse com o estilo geral da obra. Condomínios e apartamentos costumam ter regras de padronização que precisam ser observadas. 

Nunca tinha parado para pensar sobre janelas? Observe essa lista com os modelos mais populares do mercado para esse cômodo.

Janela de correr

Esse é um dos modelos mais práticos e populares do mercado: de vidro e de correr. É possível encontrar opções pequenas e grandes. A escolha ideal depende do seu orçamento e do tamanho do seu cômodo. Se você gosta de luz nesse ambiente, vale escolher uma janela grande ou média.

Também é possível adequar o tamanho da janela a algum móvel, como uma escrivaninha ou a própria cama. Assim, o elemento fica fazendo parte da decoração. Uma cortina com blackout é uma boa opção para modelos simples de janela, que não vem com veneziana.

Janela com veneziana

A veneziana é um acessório com furinhos acoplado a certos tipos de janela, que faz as vezes de cortina, permitindo controlar a iluminação e a circulação de ar que entra no quarto. A maioria possui uma parte de vidro por dentro, permitindo também usar só a veneziana ou só o vidro e uma dupla vedação ao fechar os dois.

Nas opções simples, você apenas abre ou fecha, mas há modelos ajustáveis, que você pode deixar mais ou menos abertas, dependendo do momento.

Janela pivotante

Esse é um tipo de janela onde o vidro rotaciona sobre o seu próprio eixo, permitindo que você controle a abertura. Combina com ambientes pequenos, onde você pode instalar uma ou duas, mas também fica perfeita em quartos maiores onde você pode instalar vários itens.

Janela de madeira

As janelas de madeira são ideais para quartos com decoração mais rústica. Elas podem ser de correr ou, remontando os modelos antigos, abrir e fechar para dentro ou para fora do ambiente. Podem ser totalmente de madeira ou com uma moldura de madeira e o restante de vidro.

Se optar por esses modelos, é importante passar uma camada de verniz de tempos em tempos. Isso garante que a peça fique mais bonita e brilhante, além de aumentar sua durabilidade.

Janela de alumínio

Os modelos com estrutura de alumínio são mais resistentes, inclusive à água, o que os torna mais fáceis de limpar e duradouros. Em geral, esse tipo de janela é composta por uma moldura de alumínio e o restante de vidro. Pode ser encontrada com ou sem veneziana.

As janelas de alumínio costumam apresentar várias cores, incluindo o branco, que combina melhor com algumas decorações de quarto. Caso queira janelas coloridas, para o quarto das crianças, por exemplo, o alumínio é uma boa opção.

Janelas com grades

As janelas com grades proporcionam maior segurança contra invasores, mas também podem ter outras funções. Elas são ideais para casas e também para as famílias com crianças e animais de estimação. E as grades ainda podem ter desenhos que sejam parte da decoração.