Escolher o cantinho, investir em uma máquina e garantir um bom jogo de xícaras estão entre as dicas

O café é uma paixão nacional. Não é à toa que a bebida se tornou essencial para muitas pessoas começarem um dia corrido ou fazerem uma pausa durante a tarde. A verdade é que a bebida passou a ocupar os mais diversos espaços: restaurantes, escritórios, academias e, claro, as casas de milhares de brasileiros.

Mas afinal, o que é preciso para montar um cantinho do café em casa? Se você deseja construir um ambiente e parar de disputar espaço com o conjunto de panelas da cozinha, confira as dicas abaixo: 

Delimite o espaço

O primeiro passo para montar um cantinho do café em casa é escolher o espaço onde ele será construído. Nem sempre é possível ter um ambiente exclusivo, mas é importante limitar a área para garantir aconchego e funcionalidade.  

A dica é avaliar cômodos que conversem com a ideia, como é o caso das cozinhas, salas de estar ou varandas. Depois de checar os ambientes, é possível observar qual possui um espaço mais adequado para acomodar o novo cantinho e os seus itens essenciais. 

Escolha qual café servir 

Café expresso, um coado tradicional ou um café com leite. Até quando falamos de clássicos, as opções são inúmeras e devem ser levadas em consideração na hora de planejar o cantinho. Basicamente é possível ir por dois caminhos: os cafés de máquina ou as bebidas feitas de forma manual. 

Quem optar pelo café de máquina, deve ter em mente a necessidade de adquirir o produto, adequar a disponibilidade de tomadas e garantir um número maior de cápsulas para dar início ao uso. 

Já quem prefere o clássico café coado, também precisa ficar atento aos itens básicos necessários e a disponibilidade de uma bancada de apoio ou pia para preparar a bebida.

Separe as louças adequadas 

Após escolher o tipo de café, é hora de se dedicar ao melhor momento: o de tomar a bebida. Copos descartáveis, xícaras de porcelana ou jogos completos com pires e itens de apoio… as opções também podem variar de acordo com o desejo de cada um. 

A dica para quem ainda não escolheu uma opção é pensar em quantas pessoas vão usar aquele cantinho e o que combina com o gosto e personalidade de cada uma. Para quem prioriza a praticidade, os copos descartáveis podem ser a melhor opção. Agora, para quem busca um clima mais aconchegante e intimista, os conjuntos de louças são a melhor alternativa. 

Não esqueça das compras de mercado

O cantinho do café não está pronto após a escolha da máquina ou coador e a compra das louças mais adequadas. É importante se lembrar que alguns itens são perecíveis e vão precisar ser abastecidos com frequência para que o espaço funcione. 

Cápsulas de café, açúcar, adoçante, coador, guardanapos, pó de café e lanchinhos como bolachas e biscoitos. Todos esses itens passam a compor a lista de compras e devem ser repostos sempre que preciso. A dica é organizar uma despensa à parte e checar semanalmente a necessidade de novas compras. 

Faça um upgrade para aproveitar com os amigos

Essa é uma dica extra para quem possui um espaço maior e a possibilidade de investir mais dinheiro no cantinho do café. Fazendo um upgrade com uma mesa, cadeiras e itens de lazer, é possível receber amigos e criar um novo ambiente em casa. 

As escolhas também podem variar de acordo com o perfil de cada um e o orçamento disponível. Cadeiras ou pufes, mesa clássica de madeira ou uma mesa retrátil, estante de livros ou um kindle para acompanhar o momento. Uma vez com o cantinho montado, é possível fazer melhorias ao longo do tempo.