Confira inspirações para apostar em armários, prateleiras, nichos e ganchos para aproveitar os espaços das paredes do ambiente

As casas e apartamentos estão cada vez menores, e a cozinha é um dos cômodos que mais tem sofrido com essa tendência. O fato de você ter um espaço pequeno para um ambiente tão importante não quer dizer, no entanto, que a sua cozinha não possa ser funcional, aconchegante e bonita.

Uma das dicas mais preciosas para a decoração de espaços pequenos é o famoso “menos é mais”. Ou seja, você deve escolher com sabedoria — e, de preferência, em uma loja que ofereça um bom desconto em móveis e eletrodomésticos — os objetos que vão compor o seu ambiente.

É essencial que tudo caiba sem prejudicar a circulação pelo cômodo, porque ninguém merece ficar esbarrando e derrubando coisas pelo caminho. Mas, também é justo querer uma cozinha equipada com tudo o que facilita a nossa vida no dia a dia. Como fazer tudo caber? Verticalizar é uma das melhores soluções.

Verticalizar nada mais é do que aproveitar os espaços das paredes de um ambiente. Eles podem servir tanto para guardar os eletrodomésticos como os potes com alimentos e utilitários de cozinha. Com jeitinho, dá para aproveitar bem o espaço, mesmo que ele seja bem compacto.

Não sabe como fazer isso? Fizemos uma lista de inspirações que você pode adaptar de acordo com as suas necessidades e o tamanho da sua cozinha.

Muitos armários, em cima e embaixo

Os armários são peças-chave das cozinhas porque é neles que você vai guardar todos os utensílios que utiliza para preparar as suas refeições. É muita coisa: panelas, pratos, canecas, copos, tigelas, talheres e assim por diante. Isso sem falar nos itens de despensa, como mantimentos e produtos de limpeza.

O ideal, então, é ter muitos armários. Em cima da pia é quase obrigatório, mas embaixo também pode ser uma boa ideia. Para verticalizar bastante, vale até aqueles que aproveitam os espaços mais altos. Você pode guardar lá os itens que usa com menor frequência e ter uma pequena escadinha para ajudar a acessá-los.

Prateleiras e nichos por vários cantos

As prateleiras e nichos são opções multifuncionais. Servem para colocar o forno elétrico ou até para guardar os temperinhos do lado do fogão. Você pode instalar prateleiras e nichos de vários tamanhos por toda a cozinha e usá-los para tudo.

É essencial lembrar, no entanto, que tudo o que fica exposto na cozinha tende a engordurar. Por isso, pode ser uma boa ideia usar capas nos eletrodomésticos. Os utensílios e as próprias prateleiras e nichos devem ser limpos com frequência, para não ficarem com o aspecto desagradável de sujeira.

Ganchos para guardar e compor a decoração

Os ganhos são outra boa opção para guardar os utensílios de cozinha e tê-los sempre à mão. Eles servem para pendurar colheres, panelas, canecas, ou seja, tudo o que tem uma alça pode ser pendurado.

Uma dica importante para quem vai utilizar esses recursos é separar os “pendurados” por categoria e mantê-los sempre limpos. Assim, eles funcionam também como elementos de decoração, como naquelas cozinhas de programa de culinária. 

Se a sua cozinha recebe luz, também é uma boa ideia usar ganchos no teto para colocar plantas pendentes. Elas são elementos decorativos, que têm tudo a ver com a cozinha e deixam o ambiente mais aconchegante e cheio de vida.

Horta vertical

Falando em plantas, você também pode planejar uma horta vertical para ter à mão temperos sempre fresquinhos. Dá para fazer isso instalando uma pequena estrutura na parede, que você pode comprar em uma loja especializada ou até fazer você mesmo usando potes ou garrafa pet.