Ao trabalhar com o melhor material de panelas, você quer ser extremamente cuidadoso ao fazer tudo o que pode para preservar suas panelas e frigideiras nos próximos anos. Quer você esteja tentando remover a ferrugem do revestimento inoxidável ou se livrar dos irritantes depósitos sujeira, temos algumas dicas que podem ajudar a manter seus utensílios de cozinha como novos. Leia as nossas dicas recomendadas de limpeza e cuidados com o revestimento inoxidável.

Evite escovas abrasivas e produtos de limpeza

Uma coisa importante a ter em mente ao limpar panelas revestidas de aço inoxidável ou panela de ferro com tampa é evitar o uso de uma esponja abrasiva como lã de aço ao esfregar. Palha de aço, esfregões, limpadores de forno, alvejante ou limpadores abrasivos fortes (embora aparentemente eficazes) podem arranhar e danificar sua panela revestida de aço inoxidável.

Método 1: Sabão e Água

Melhor para: Uma limpeza regular sem deixar muito resíduo de comida.

Limpe qualquer óleo ou resíduo resfriado na panela com uma toalha de papel.

Usando detergente e uma esponja de lavar louça, esfregue o interior e o exterior da Panela.

Enxágue o detergente com água morna.

Seque a panela imediatamente após a lavagem para evitar manchas de água.

Método 2: Limpador de aço inoxidável

Melhor para: Pedaços de comida queimados e restos teimosos.

Esfregue o interior da panela com o lado abrasivo de uma esponja, detergente e água morna. Isso deve soltar alguns dos restos de comida.

Usando uma esponja nova ou uma escova de dentes velha, trabalhe a pasta no interior e no exterior da panela. Se você tiver espaço, coloque a panela em sua bancada em cima de um pano de prato para obter melhor alavancagem para esfregar manchas difíceis.

Uma vez que os restos ou pedaços queimados foram visivelmente removidos e limpos, lave a pasta de ambos os lados da panela.

Seque imediatamente com um pano de prato ou papel toalha.

Método 3: Ebulição

Melhor para: Pedaços de comida severamente queimados, como ovos mexidos.

Despeje água suficiente para cobrir o fundo da panela e quaisquer restos de comida, geralmente cerca de meia polegada. Se os pedaços de comida estiverem muito queimados ou muito presos, use uma solução 50/50 de vinagre e água.

Leve a água para ferver no fogão em fogo baixo a médio. Isso ajuda a soltar os pedaços de comida da superfície da panela.

Quando a água ferver, use cuidadosamente um utensílio como uma Colher de madeira

(qualquer metal irá arranhar a superfície de sua panela) para soltar e soltar alimentos presos.

Depois que os pedaços de comida forem removidos, deixe a solução esfriar antes de despejar no ralo.

Termine de limpar sua panela com água e sabão. Seque imediatamente com um pano de prato ou papel toalha.

Como limpar depósitos de cálcio

O cálcio é comumente encontrado em suprimentos de água e pode causar manchas brancas como giz em suas panelas revestidas de aço inoxidável (especialmente se elas não forem secas logo após a limpeza). Embora estes não sejam perigosos ou prejudiciais para a sua saúde, não o culpamos por querer que o seu revestimento inoxidável volte a ser brilhante e novo.