Quem nunca pensou duas vezes antes de ligar um aspirador de pó, uma máquina de lavar ou até mesmo um simples liquidificador por conta do barulho? Essa é uma preocupação antiga para quem mora em apartamentos e locais com limitação de som em certos horários. Após a pandemia e a popularização do trabalho e estudo remoto, esta se tornou uma preocupação ainda maior para grande parte da população.  

Agora, até mesmo uma busca simples por modelos de air fryer e outros eletrodomésticos “básicos” acompanham o questionamento: será que faz muito barulho? As opções de produtos mais silenciosos se destacam pela comodidade e até mesmo funcionalidade, considerando que não será preciso repensar o seu uso por conta dos sons emitidos. Se você busca por um eletrodoméstico que não perturba o ambiente, mas ainda não sabe como escolher, confira as dicas abaixo: 

Pesquise antes de comprar  

O maior aliado do consumidor na hora de comprar um novo eletrodoméstico é a pesquisa! Além de ajudar o cliente a encontrar os melhores preços, fretes e prazos de entrega, a pesquisa é essencial para entender mais profundamente as características do produto. Entre elas, estão o design, as dimensões, a compatibilidade, a durabilidade e até mesmo o nível de barulho emitido. 

As opiniões de quem já comprou e testou o produto também são muito relevantes na hora de tomar uma decisão. Avaliar os comentários nas lojas, a nota dada ao produto e reviews em vídeo podem tornar a experiência ainda mais próxima. Dessa forma, se um eletrodoméstico fizer muito barulho durante o uso, você pode descobrir antes mesmo de comprá-lo. 

Teste sempre que possível 

Nada melhor do que um teste para ter certeza de que o produto comprado é o que você espera, não é mesmo? No caso dos ruídos, a testagem também é uma boa estratégia para comparar o barulho feito com a sua expectativa. Afinal, o que é alto para alguns, pode ser tolerável para outros. 

A dica para quem deseja testar o produto é se dirigir até uma loja física que venda o eletrodoméstico. Conversando com os vendedores, é possível solicitar que o aparelho seja testado para entender melhor o seu funcionamento e observar os níveis de ruído emitidos. Vale reforçar que essa testagem não significa um compromisso de compra e pode ser feita com diferentes produtos ainda na fase de pesquisa. 

Verifique o selo ruído

Quer uma garantia de que o eletrodoméstico escolhido não vai ser barulhento? O selo ruído é o seu maior aliado na hora de finalmente comprar o produto. Esse selo surgiu da parceria entre o InMetro e o Ibama e já pode ser observado em eletrodomésticos de diferentes categorias disponíveis no mercado. 

Ao observar o selo, o consumidor encontra um marcador que vai de 1 a 5 e dá uma espécie de “nota” para os produtos. O número 1 da escala representa os eletrodomésticos mais silenciosos, aumentando gradativamente até o 5, que corresponde aos produtos que mais emitem ruídos. 

Tenha em mente que eletrodomésticos fazem barulho 

Apesar de todos os cuidados com pesquisa, testes e a priorização de eletrodomésticos com boa pontuação no selo ruído, é preciso ter em mente que alguns itens simplesmente fazem barulho. Esse é o caso dos secadores de cabelo, das máquinas de lavar roupa e das air fryers. O que muda é que algumas opções podem ser mais barulhentas, e outras terem os ruídos mais abafados.

Portanto, algumas precauções com horário e com o uso durante atividades que exigem silêncio devem ser mantidas. O ideal é usar o produto novo algumas vezes durante o dia, quando se pode fazer barulho, e estabelecer as regras de uso de acordo com a sua rotina e as limitações do dia a dia.