Decorar a casa com plantas e flores é uma tendência que tem ganhado cada vez mais espaço na decoração de interiores. Se você está pensando em adotar essa tendência, saiba que existem várias formas criativas, desde prateleiras até vasos suspensos.

Elas trazem vida, cor e uma sensação de frescor aos ambientes, transformando qualquer espaço em um local mais acolhedor, refrescante e agradável.  Mas fique atento: é importante considerar alguns cuidados especiais, principalmente se você tem pets ou crianças em casa. Continue a leitura para conferir as dicas e cuidados que preparamos para você seguir.

Por que utilizar plantas em casa?

As plantas não são apenas elementos decorativos, elas também trazem diversos benefícios para o ambiente e para as pessoas que vivem nele. Além de melhorarem a qualidade do ar ao absorverem dióxido de carbono e liberarem oxigênio, as plantas também podem ajudar a reduzir o estresse, melhorar o humor e aumentar a sensação de bem-estar. 

Ter um pouco da natureza dentro de casa ajuda a proporcionar um ambiente mais tranquilo e relaxante, o que é especialmente importante nos dias agitados de hoje, ou para quem tem crianças pequenas e quer que haja um contato com a natureza.

Quais plantas combinam melhor em cada ambiente?

A escolha das plantas deve levar em consideração as características de cada ambiente. Por exemplo, em ambientes com pouca iluminação natural, é indicado optar por plantas que se adaptam bem a ambientes internos e com menos luz, como a zamioculca, a espada-de-são-jorge e a jiboia. 

Já em ambientes mais ensolarados, plantas como a suculenta e o cacto são ótimas escolhas, pois precisam de mais luz solar e deixam o local mais acolhedor.

Como manter plantas mesmo em um ambiente com pets e crianças?

Se você tem pets ou crianças em casa, é importante escolher plantas que não sejam tóxicas para eles. Afinal, não queremos nenhum problema ou acidente causado por elas. Para isso, é importante evitar algumas plantas, como a espada-de-são-jorge, a hera e o lírio-da-paz, que podem ser prejudiciais se ingeridas. 

Opte por plantas seguras, como o lírio-da-paz, a violeta e a palmeira-bambu. Além disso, posicione as plantas em locais mais altos ou use vasos suspensos para evitar que elas sejam alcançadas pelos pets ou pelas crianças.

Como harmonizar a decoração do ambiente com as plantas?

As plantas podem se integrar perfeitamente à decoração, seja em ambientes mais modernos, rústicos ou clássicos. Escolha vasos que combinem com o estilo da decoração, seja em cerâmica, vidro, concreto ou outros materiais. Além disso, considere a paleta de cores do ambiente e escolha plantas que harmonizem com os tons presentes. Plantas verdes trazem um toque de frescor, enquanto flores coloridas podem ser o destaque da decoração.

Ao posicionar as plantas, leve em conta o tamanho do espaço e a disposição dos móveis. Plantas maiores, como a costela-de-adão e a ficus, podem ser usadas como pontos focais em cantos vazios ou próximo a móveis de destaque. Já as plantas menores, como as suculentas e os cactos, são ideais para prateleiras, mesas de centro ou até mesmo para compor arranjos decorativos.

Utilizar plantas e flores na decoração de casa é uma maneira encantadora de trazer a natureza para dentro dos ambientes. Além de proporcionarem benefícios para a saúde e o bem-estar, elas conferem um toque especial de charme e personalidade a qualquer espaço. Com um pouco de dedicação e criatividade, você pode deixar a sua casa um verdadeiro refúgio verde.