As escadas são fundamentais para as residências. Por isso elas devem ser seguras, confortáveis e eficientes. Mas é importante também estar atento ao design delas, afinal, elas fazem parte da decoração da casa. Seja de madeira, de cimento ou de revestimento de pedra, existem opções de layouts bonitos e que combinam com os cômodos. 

Projetar uma escada exige responsabilidade e atenção. Inclinar um pouco a mais ou fazer degraus maiores do que o necessário podem prejudicar o formato, a mobilidade e até mesmo a segurança dela, colocando os moradores em uma situação complicada. Por isso, é necessário estar atento a todos os detalhes.

Por que pensar no design da sua escada?

Por serem um item muito comum no dia a dia, nem sempre pensamos no design das escadas. Mas elas são parte importante da casa, afinal, é através delas que chegamos aos diferentes andares da residência ou do ambiente. Por isso, precisam ser seguras e confortáveis para quem as utiliza todos os dias.

Então, antes de fazer as escadas de qualquer maneira, pense naquela pessoa que a utilizará sempre, para que ela seja eficiente e faça o papel de forma correta, além de embelezar o local.

Como projetar uma escada?

Ninguém gosta de subir em uma escada alta, cansativa ou íngreme demais. Para evitar isso, ela deve ser pensada por profissionais e seguir alguns pontos básicos, como altura dos degraus, medidas ideias e materiais. Alguns especialistas na área indicam uma altura média de 17 cm para o degrau e um espaçamento de 30 cm como referência.

Além disso, é preciso levar em conta outros assuntos mais estruturais, como o corrimão e o guarda-corpo. Tudo isso precisa ser levado em consideração para evitar riscos para quem irá utilizar a escada, cuidando da segurança deles.

Materiais para revestimento

Outro ponto importante sobre as escadas é o revestimento a ser utilizado. Além de terem que ser resistentes e firmes, os materiais também podem contribuir para a estética do ambiente, sendo uma boa maneira de pensar na decoração e no design do local.

Alguns materiais como pedra e madeira são ótimas opções, pela resistência e pela estética também. As pedras costumam ser mais resistentes e duráveis, já a madeira, apesar da beleza, precisa de mais manutenção e não tem uma duração tão grande. Confira mais algumas formas de revestimento a seguir.

Vidro

Utilizar o vidro na composição da sua escada pode ser uma boa pedida, principalmente se seu objetivo é levar elegância ao local. Além da beleza, o material também ajuda a deixar o ambiente mais claro, já que permite a passagem de luz, por isso, uma escada em vidro pode mudar toda a ambientação do cômodo. 

Por causa da passagem da luz com mais facilidade, as escadas em vidro são ótimas para lugares menores, já que elas dão a impressão de amplitude, deixando o local com cara de mais espaçoso.

Mármore

Um dos modelos mais marcantes de revestimento, o mármore é sofisticado e traz muita personalidade à sua escada. A pedra natural é composta de fissuras desenhadas, deixando o material ainda mais bonito e elegante.

As pedras são duráveis e firmes, tornando a escada, além de bonita, bem segura e confiável. É ideal para quem quer deixar o ambiente chique e com um toque de glamour.

Porcelanato

O material conhecido como porcelanato é um produto comercializado em diversas cores, formatos e padrões diferentes. Ele é uma boa opção para o design de escadas, por serem imponentes e elegantes, por isso, podem se tornar parte importante na decoração do ambiente.

Além do ar luxuoso, o porcelanato também garante modernidade às escadas, sendo acabamentos muito comuns em casas contemporâneas. O revestimento é seguro e uma ótima opção para quem quer uma escada por muitos anos.