De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 4% da população mundial adulta tem Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Já no Brasil, a doença afeta dois milhões de adultos.
O TDAH não é uma doença fácil de lidar quando você é um adulto. No entanto, com tratamento medicamentoso e psicoterapia é possível atenuar os sintomas. Entenda quais são os sintomas mais frequentes:
- Agressividade;
- Hiperatividade;
- Impulsividade;
- Inquietação;
- Irritabilidade;
- Dificuldade de concentração;
- Esquecimento;
- Falta de atenção;
- Ansiedade;
- Dificuldade de aprendizagem.
Caso você tenha suspeita de ter TDAH, acesse um teste como saber se tenho TDAH. Dependendo do resultado, procure um médico especialista para começar seu tratamento o mais breve possível.
Se você tem TDAH, é muito recomendado que o ambiente em que você for descansar seja organizado, limpo, com móveis confortáveis e pintado em uma cor relaxante.
Dessa forma, você vai driblar a insônia, a hiperatividade, inquietação e ansiedade, além de outros sintomas do TDAH. Por isso aqui tem uma lista de 4 cores para pintar seu quarto para você descansar verdadeiramente.
Uma cor tem o poder de influenciar em seu ânimo. É durante o sono que o organismo se recupera dos desgastes ocorridos no cotidiano. Por isso, é importante para você que tem TDAH pintar o quarto de uma cor que transmite sensação de paz e aconchego.
Especialistas apontam nuances suaves de verdes, lilás e azuis como as mais indicadas para um quarto relaxante. Tais cores ajudam a descansar as atividades cerebrais e trazem equilíbrio e tranquilidade para a mente. Por isso, conheça as 4 cores para pintar o quarto para portadores de TDAH.
- Verde
Verde é a cor do equilíbrio. Ele traz a sensação de natureza, diminui o estresse e acalma a mente. Quanto mais suave for o verde das paredes de seu quarto, significa mais sossego para você.
- Lilás
A cor lilás mistura a calma do azul com o calor do vermelho. Uma lilás bem suave pode deixar você mais relaxado. Além disso, nuances de roxo já são utilizadas no tratamento de alguns distúrbios. Isso porque a cor estimula a área do cérebro de resolução de problemas e equilibra a mente, além de diminuir obsessões e medos.
- Azul
O azul tem um efeito tranquilizante. Ele acalma o cérebro e ajuda a produzir bons pensamentos. Dá uma sensação de bem-estar e aconchego, principalmente durante à noite.
- Cores neutras
Cores neutras são suaves e bonitas em paredes. Elas transmitem conforto e calmaria. Os tons mais indicados são tons de creme, cinzas suaves e branco.
Por isso, invista em uma cor calmante no quarto para atenuar sintomas do TDAH. Como visto, as cores já são utilizadas em tratamentos médicos. Portanto, é comprovado que as cores influenciam você. No caso, do verde, lilás, azul e cores neutras, só vão ajudar você a dormir em paz e diminuir os sintomas de sua doença.
É hora de renovar seu quarto e apostar em cores que mantenham você mais calmo, sem estresse, sem ansiedade e sem inquietação.