A criação de uma rotina de limpeza ajuda a otimizar o tempo gasto na atividade

Quem não gosta de chegar em casa após um longo dia de trabalho e encontrar um ambiente limpo e organizado? Esse é o desejo de muitas pessoas, mas, infelizmente, não é a realidade! Falta de tempo, outras prioridades, uso de produtos inadequados e ausência de uma rotina são alguns dos motivos que levam a esse cenário. 

Para reverter a situação, muitos buscam alternativas que facilitem a limpeza e  a manutenção, como o uso de tintas para parede laváveis. Além delas, ainda é possível contar com uma série de soluções práticas que facilitam a limpeza e a manutenção dos ambientes. 

Por que é importante que a limpeza faça parte da rotina?

Antes de falar sobre soluções e estratégias, é importante se questionar: por que uma rotina de limpeza é tão importante? Essa é uma dúvida comum entre as pessoas que não possuem esse hábito. Afinal, sempre existe a opção de fazer a limpeza quando o ambiente começa a apresentar sinais de sujeira. 

O grande problema desse ciclo é que ele faz com que as pessoas se tornem reféns das limpezas pesadas que, via de regra, demandam muito tempo e energia. É como se não existisse uma manutenção ou meio-termo, toda limpeza se torna uma grande faxina. 

4 dicas para facilitar a limpeza no dia a dia 

Agora que você já sabe a importância de ter uma rotina de limpeza, pode estar se perguntando por onde começar. A verdade é que não existe uma regra, e tudo pode variar de acordo com a sua rotina, seu estilo de vida e o número de pessoas que moram na casa. Apesar disso, é possível destacar quatro dicas coringa.

Crie uma rotina de cuidados diários

Quando falamos em limpar a casa todos os dias, algumas pessoas podem se assustar. No entanto, essa limpeza não precisa ser pesada ou levar longos minutos. Você pode adaptar o tempo e as atividades de acordo com a sua rotina. O ideal é que você tenha cerca de 30 minutos diários. 

Nesses minutos, você vai dividir atividades simples como varrer a casa, tirar pó dos móveis, limpar o fogão, lavar as tigelas dos animais… Tudo vai depender da sua rotina e do espaço. Essas atividades rápidas vão te ajudar a não acumular muita sujeira, facilitando a limpeza no dia a dia. 

Use produtos adequados  

Os produtos de limpeza podem ser seus maiores aliados ou os vilões da limpeza, tudo depende da sua escolha. Um produto inadequado, por exemplo, pode fazer com que você gaste muito mais tempo e mesmo assim não chegue ao resultado esperado. 

Por isso, a dica é investir em produtos de limpeza de qualidade que se adequem a cada atividade. Você pode começar com o simples, como limpadores de vidro, desengordurantes e óleos para madeira. 

Mantenha o espaço organizado 

De nada adianta ter uma rotina de limpeza se a sua casa não estiver sempre organizada. Pense bem: um espaço bagunçado e com itens espalhados passa que tipo de impressão? 

Para evitar que isso aconteça, a dica é inserir a organização também na rotina. Os hábitos são simples: guardar as coisas sempre após o uso, não deixar itens espalhados pela casa e ter espaços destinados a cada objeto estão entre os principais. 

Inclua limpezas mais pesadas periodicamente 

Colocando todas as dicas em prática, você terá um espaço mais limpo e organizado com facilidade. Mesmo assim, é importante que limpezas mais pesadas (a famosa faxina) sejam feitas com alguma frequência. 

A organização varia de acordo com a sua preferência, mas a dica é escolher um cômodo por semana para receber a limpeza. Assim, a atividade não fica pesada, você não gasta muito tempo e a casa continua sempre limpa.