A escolha depende diretamente do estilo de vida e das necessidades de cada família
Quando pensamos em casa, a cozinha é um dos primeiros cômodos que vem à mente. Afinal, é quase impossível passar um dia sequer sem gastar alguns minutos ou horas nesse espaço. Por isso, ele deve ser o mais funcional e aconchegante possível. E, na hora de cumprir essa missão, pode surgir a dúvida: cozinha convencional ou planejada?
Para que suas escolhas sejam as mais assertivas possíveis, é preciso considerar as vantagens e desvantagens de cada opção, além do seu estilo de vida e das necessidades da sua família. Além disso, uma opção para economizar é checar os descontos nas Casas Bahia com antecedência, garantindo os móveis e eletrodomésticos da cozinha de forma mais acessível.
Cozinhas convencionais
O próprio nome já dá indícios do que se trata a cozinha convencional. Elas nada mais são do que as que estamos acostumados a ver no dia a dia: um cômodo com diversos eletrodomésticos, armários e uma mesa. A composição é feita de forma independente e pode ou não fazer parte de um mesmo “jogo”.
Desvantagens
A principal desvantagem da cozinha tradicional é que não é possível fazer nenhum tipo de personalização na parte do mobiliário. Você pode escolher tamanhos mais adequados, cores que combinam entre si e formatos que te agradem, mas ela nunca será desenhada “sob medida”.
Vantagens
Por serem padronizadas, as cozinhas convencionais podem ser produzidas em larga escala. Essa possibilidade faz com que os custos sejam reduzidos e, consequentemente, o produto chegue mais em conta para o consumidor. Na prática, essa é uma opção mais barata.
Cozinhas planejadas
Diferente das cozinhas convencionais, as cozinhas planejadas são projetadas exclusivamente para cada pessoa. Ou seja, você escolherá exatamente como quer os móveis e eles serão desenhados com base nisso.
Desvantagens
A principal desvantagem da cozinha planejada é o seu custo, tanto de dinheiro quanto de tempo. O projeto fica bem mais caro quando comparado a uma cozinha tradicional. Além disso, não basta visitar a loja um único dia, é preciso se fazer presente em diferentes etapas, que vão desde o briefing do design até a instalação.
Vantagens
A maior vantagem da cozinha planejada é a possibilidade de ter exatamente o cômodo que você deseja. Como o projeto é feito do zero a partir das suas necessidades e desejos, ele se adequa perfeitamente à sua realidade, otimizando o espaço e o tornando mais funcional.
Qual é a melhor escolha?
Depois de conhecer os dois tipos de cozinha e as suas principais vantagens e desvantagens, essa dúvida pode surgir. Afinal, qual é a melhor escolha? Não existe uma resposta certa e tudo vai depender do seu estilo de vida e das necessidades da sua família.
Avaliando o estilo de vida
O estilo de vida de uma pessoa dita e muito o modo como ela usa a cozinha de casa. Alguém que trabalha o dia inteiro fora e faz refeições na rua não terá os mesmos hábitos de uma pessoa que trabalha remotamente, por exemplo. E a alimentação não fica de fora dessa lista.
Portanto, para definir o melhor custo-benefício e quais funcionalidades você precisa na cozinha, é essencial avaliar o seu perfil. De nada adianta investir em um mega cômodo se você come fora todos os dias e não costuma cozinhar em casa, por exemplo.
Avaliando as necessidades da sua família
Quais são as necessidades da sua família e o que vocês mais prezam na cozinha? Essa é uma resposta essencial para avaliar qual tipo de cozinha faz mais sentido ter em casa. Se você possui uma família grande e um cômodo pequeno, por exemplo, o planejamento pode ajudar a otimizar o espaço.
As preferências estéticas também devem ser levadas em consideração. Os dois tipos de cozinha podem ser extremamente bonitos, mas cada pessoa tem a sua preferência e vale avaliar o que faz mais sentido em conjunto!