Manter os ambientes arejados e instalar o revestimento certo são maneiras de impedir o surgimento de mofo nas paredes
Cuidar da limpeza e organização de uma casa é uma tarefa complexa, que exige atenção para os detalhes. Não bastasse a limpeza rotineira dos cômodos e daquelas esporádicas causadas pelo uso de material de construção em uma reforma, também é necessário ficar de olho no surgimento de mofo em paredes, causadas pela umidade excessiva.
Episódios assim, além de deixar a parede feia e com um aspecto desagradável, é um problema ainda maior, pois a umidade nelas pode ter outras consequências mais graves. O mofo decorrente da umidade é capaz de causar alergias nos moradores, afetando assim diretamente a sua saúde. Além disso, a rinite e sinusite também podem se manifestar por causa do contato com os fungos. As pessoas que têm asma também correm o risco de serem afetadas, com episódios piores de crises.
Além de problemas respiratórios, o mofo e as paredes também podem causar outras complicações. Coceiras, irritações nos olhos e alergias tópicas, que afetam a pele de pessoas alérgicas, também são comuns nesses casos.
Portanto, é fundamental saber como evitar esse problema. Abaixo, conheça dicas infalíveis para se livrar de vez desse incômodo.
Não se esqueça da manutenção das telhas
Tenha atenção com as telhas da sua residência, fazendo a checagem e manutenção periódica delas e das calhas. Verifique se não existem rachaduras, quebraduras ou goteiras, consertando esse problema caso os note. Assim, você impede que o problema sequer apareça em sua casa.
Deixe as janelas abertas
Se quer evitar a umidade nos cômodos da sua residência, não hesite em deixar as janelas abertas. Um ambiente bem arejado, que permite a circulação constante de ar, é uma atitude primordial para preservar as paredes da sua casa. Quando o ar circula, as chances de ter episódios de umidade são reduzidas drasticamente.
Opte por usar revestimentos impermeáveis
Uma maneira de prevenir a umidade é escolher revestimentos de paredes feitos de materiais que não são porosos, de modo que a umidade não penetre nelas com tanta facilidade. Entre as melhores opções para isso, estão o uso de mármore, cerâmica, granito e azulejos. Também é possível utilizar tintas texturizadas, uma vez que a fórmula utilizada por elas impede a penetração de líquidos.
Proteja os locais com encanamento hidráulico
Tenha atenção especial com os ambientes que concentram muita tubulação de água, como é o caso da cozinha, banheiros e área de lavanderia. Justamente por causa dessa contração, eles estão mais propensos a terem problemas causados pela umidade. Com isso, o recomendado é sempre deixar a janela do banheiro aberta, colocar um exaustor na cozinha e ficar atento às perfurações no encanamento.
Use carvão para absorver a umidade
Por fim, uma dica que pode parecer incomum, mas que dá resultados. No caso de ambientes que não tem como serem ventilados, como garagens, despensas ou porões, é necessário colocar uma vasilha com carvão nesses cômodos. Isso é efetivo porque o mineral conta com características capazes de absorver a umidade presente no ar, fato que pode ajudar a evitar que o problema se instale.
Parede úmida? Saiba como tirar a umidade
Caso não tenha conseguido impedir que a umidade aparecesse na parede, não há motivo para desespero. Esse processo pode ser revertido, mas é necessário atenção: em muitos casos, o que causa a umidade nelas é um problema mais grave do que a umidade em si. Dessa forma, é importante investigar e descobrir qual a fonte da umidade, que podem ser telhas foras do lugar, canos furados e infiltração, para citar alguns exemplos.
Ao descobrir qual é o problema, ficará mais fácil dar o passo seguinte, que é resolver essa questão para que a parede não continue úmida. Quando isso for feito, é hora de corrigir o problema da parede úmida, sendo necessário executar a impermeabilização da parede.
E como fazer isso? O primeiro passo é, caso a parede tenha se deteriorado a ponto de ter mofo, é utilizar água sanitária para limpar a região afetada e aguardar secar. Em seguida, lixar a parede com objetivo de retirar toda a tinta e pintura, tendo atenção para cobrir uma área maior do que a atingida pela umidade. Depois, é hora de aplicar um produto impermeabilizante e quando ele secar, deve-se pintar por cima.