Dicas para criar um ambiente confortável e colorido, mas sem exageros

Incluir os móveis na decoração da casa é mais fácil do que você imagina. Há quem prefira o estilo monocromático e outros que fazem questão de trazer muito colorido para os cômodos. 

Você faz parte do segundo grupo e quer combinar um guarda-roupa de madeira com uma escrivaninha vermelha? Saiba que isso é possível. Veja as dicas e crie uma decoração incrível para o seu lar.

Combine MDF com madeira

O MDF é fácil de ser encontrado em cores variadas, então, vale a pena combiná-lo com a madeira. Um exemplo legal é ter uma cabeceira em MDF colorida e gavetas da mesa de cabeceira no mesmo tom.

A cama pode ter base preta, branca ou cinza, para apelar para os tons neutros, e o guarda-roupa pode ser de madeira mesmo. O ambiente fica harmônico e acolhedor como um quarto deve ser.

Comece pelo neutro

A maneira mais fácil de não errar na combinação de cores com os móveis em um mesmo ambiente é começar pelo neutro. Analise em quais itens você quer apostar no preto, branco ou cinza.

Feito isso, é hora de começar a trazer um pouco de cores. Se elas combinam entre si, fica ainda mais fácil harmonizar com o neutro já aplicado no restante do cômodo.

Aposte em cores que contrastam

As cores que contrastam são aquelas dispostas de forma oposta uma da outra no círculo cromático, como o vermelho e o verde. Apostar no contraste ao pensar a decoração de um cômodo permite trabalhar bem cores diferentes no espaço, sem deixá-lo uma bagunça.

Além do vermelho e do verde, você também pode investir em variações de azul e laranja ou amarelo e roxo. Tudo depende do que pretende transmitir naquele espaço da casa. 

Embarque nos tons pastéis

Tons pastéis são ótimos para transmitir tranquilidade. Como eles possuem fundo branco, não há chances de errar na escolha. Rosa, amarelo e azul são os tons mais comuns, principalmente nos quartos infantis.

No entanto, não é apenas o quarto das crianças que recebe os móveis pastéis. Se desejar, você pode levar a mesma ideia para a sala da casa e obter o toque de calmaria neste outro cômodo.

Cuide com os exageros

Cores deixam os ambientes mais vivos, ainda assim podem ser responsáveis por criar um caos visual. Como você pretende trabalhá-las nos móveis, cuide para não exagerar.

O truque para criar um espaço colorido e bonito é trabalhar de dois a três tons que combinam entre si. Se quiser mais, traga uma cor neutra, como o preto e o branco.

Defina se predominam cores quentes ou frias

As cores quentes transmitem a sensação de calor e alegria, por outro lado, as cores frias passam a ideia de calma e esperança. Você precisa escolher o que o ambiente em questão vai passar para as pessoas.

Na cozinha, por exemplo, os móveis podem ter tons de laranja, vermelho e amarelo. Agora, no quarto, você pode apostar nos tons frios, como o azul e o verde.

Tente combinar o metalizado com o colorido

Alguns cômodos da casa podem receber objetos metalizados, como é o caso da cozinha. Para fugir da madeira tradicional nos móveis, vale investir nas cores e aproveitar para combinar.

O metal é uma variação do cinza, então, pode ser considerado uma cor neutra. Para dar vida ao ambiente, traga o amarelo ou o laranja.

Cuide com a amplitude

As cores dos móveis podem aumentar ou diminuir a sensação de amplitude em um cômodo. Por isso, preste atenção ao espaço disponível. Locais menores pedem menos combinações de cores e uso de tons claros.

Agora, se o ambiente é amplo, vale incluir algumas cores a mais. Só não se esqueça que, além dos móveis, você também precisa combinar tudo com o piso e as paredes.