Veja dicas e inspirações para organizar suas bebidas e criar um espaço gostoso para os momentos de lazer

Todo mundo que gosta de receber os amigos em casa deveria ter um cantinho especial para as bebidas. Além de funcional, o bar também acaba virando um importante elemento decorativo do ambiente onde é instalado, deixando esse cômodo da casa mais aconchegante em todos os momentos.

A primeira coisa que você precisa fazer é comprar algumas garrafas de bebida tradicionais, como gin, vodka, cachaça, licor, tequila e vinho. Esses elementos vão ser o ponto de partida para montar o bar, junto com alguns utensílios como saca-rolha, coqueteleira, copos e taças.

Passo a passo 

Se você tem uma casa com sala ou cozinha espaçosas ou até mesmo uma área de festas, pode ser interessante fazer uma pequena obra e instalar itens como um balcão e uma geladeira. No entanto, mesmo que você more em um pequeno apartamento, você pode ter um bar, usando, por exemplo, um móvel como base.

O bar perfeito para a sua casa vai depender, além do seu espaço, do seu estilo e das escolhas certas para a dinâmica do seu lar. A seguir, algumas dicas que vão te ajudar a montar o seu bar ideal.

Escolha um bom lugar

Para que o bar seja funcional, é importante que ele fique no cômodo da casa onde você mais costuma socializar. Se você recebe amigos ou dates no seu quarto, ele pode até ficar lá, mas o ideal é que fique na sala, na cozinha ou na varanda, locais onde as visitas mais costumam frequentar.

É interessante que o bar fique posicionado em um local onde vai ser visto. Se você tem ambientes integrados, como cozinha e sala de jantar, pode ser uma boa ideia que ele fique no meio do cômodo. Ele também pode ficar no cantinho da sala, desde que o espaço consiga acomodar as pessoas ao redor com algum conforto.

Se o lugar onde você bebe depende da visita ou da ocasião, pode ser uma boa ideia montar um bar num móvel com rodinhas, estilo aqueles carrinhos de chá. Fica diferente e você pode levar para onde quiser.

Defina um estilo

O estilo ideal para o seu bar é aquele que tem a ver com você. Ele pode parecer tanto um boteco de esquina quanto um bar sofisticado, depende do seu gosto. Também é interessante que ele converse de alguma maneira com o ambiente onde será instalado. Pense nisso antes de colocar qualquer ideia em prática.

Aproveite bancadas e móveis

Um bom jeito de economizar e não precisar fazer nenhuma grande obra é aproveitar os móveis que você já tem. Pode ser aquele aparador, algumas prateleiras daquela grande estante da sala ou a bancada da varanda. Faça as adaptações necessárias, como instalar uma pequena geladeira ou adega por perto.

Pense no que você gosta de beber

É interessante que o seu bar tenha alguma variedade de bebidas, o que também vai contribuir para deixá-lo bonito, mas o mais importante é que ele tenha o que você e seus amigos gostam de beber. Se vocês preferem cerveja, o bar deve ser pensado levando isso em conta. Se der para instalar uma cervejeira, perfeito.

Use utensílios como decoração

Um bar precisa ter alguns utensílios básicos, como coqueteleira, copos, taças e saca-rolhas. Esses itens podem ficar dentro de um armário, mas também ficam bem bonitos como objetos decorativos, desde que posicionados do jeito certo. As taças e copos podem ficar em um suporte instalado especialmente para elas, por exemplo.

Instale alguns quadros

Essa dica não é obrigatória, mas pode ser uma ótima ideia instalar alguns quadros na parede próxima ao bar. Se o ambiente for mais informal, eles podem ter frases divertidas com convite para beber. Modelos com espaço para ir depositando as rolhas também são legais.