Reformar ou redecorar uma casa precisa de muito planejamento. Não é uma mudança a realizar sem organização prévia. No caso de uma reforma ou obra em sua residência, por exemplo, é preciso comprar os materiais, contratar mão de obra e se necessário, até alugar equipamentos como placa vibratória para compactação.

Por isso, a pintura nova da casa precisa ter certa pesquisa e planejamento prévio. É uma cor que vai durar anos na parede, para proporcionar conforto e harmonia em sua residência.

Com isso, saiba que as cores que você pintar suas paredes também transmitem sensações e sentimentos. Por isso é tão importante entender que tipo de atmosfera você quer em cada cômodo. Conheça os significados das cores para pintar sua casa.

1 – Branco

Pintar a parede de branco dá a sensação de calmaria e bem-estar. Ela é uma cor neutra que combina com todos os tipos de decoração como móveis e outros itens. No entanto, não utilize o branco em excesso na sua residência para não causar desconforto nos moradores. O indicado é pintar com outras cores ou em espaços como corredores, banheiros e cozinhas.

2 – Verde

A cor verde é a representação da natureza. Ela traz frescor, tranquilidade e esperança. Você pode pintar uma sala de jantar ou uma sala de estar de verde. No entanto, tome cuidado para não pesar demais na intensidade da cor. Se o verde for muito escuro, pode dar a sensação de cansaço ao ambiente.

3 – Vermelho

Essa é a cor mais intensa para pintar paredes de sua residência.  A cor traz diversas sensações aos moradores e visitantes e é possível decorar vários cômodos com vermelho.

No entanto, por ser uma cor tão vívida, pode despertar alguns sentimentos como irritação, agressividade e até aumentar a frequência cardíaca.

Investir em cores mais neutras traz mais tranquilidade e paz aos ambientes. Já cores fortes como o vermelho são pouco recomendadas para ambientes internos, com exceção de alguns. Ela pode ser utilizada em salas de visitas, corredores, jardins de inverno ou quintal.

4 – Roxo

A cor roxa é ideal para pintar quartos e cantos para relaxar, ler e encontrar paz. Ela é mais escolhida pelas mulheres, para dar aos ambientes a impressão de elegância e nobreza.

No entanto, o roxo pode acarretar em desequilíbrio para os moradores se for pintado em muitos cômodos, já que ela faz alusão à melancolia, saudade e tristeza.

5 – Azul

O azul é a cor da tranquilidade. Ela é muito utilizada em ambientes de trabalho que precisam passar a impressão de bem-estar, como ambientes médicos ou odontológicos. Em sua casa, você pode pintar quartos de azul. Essa é a cor mais utilizada em residências. O azul mais claro transmite a sensação de tranquilidade, enquanto tons mais escuros trazem o ar de confiança, pureza e seriedade.

6 – Amarelo

O amarelo é a cor de alegria para um ambiente. Ela traz uma carga de felicidade e otimismo e pode ser aplicada para decorar espaços de união da família, como a sala em que fica a televisão. Escolha tons claros para não pesar demais o ambiente.