Um tema muito levantado hoje em dia é a conscientização para não causar tantos danos ao meio ambiente. E há muitas formas de criar hábitos mais sustentáveis.

Uma opção para sua casa é investir em geração de energia elétrica a partir de luz solar. Para entender se essa é uma possibilidade para você, basta pesquisar pelo “preço de um painel fotovoltaico” no Google. Você vai entender o custo de implementação de um sistema fotovoltaico para sua residência. 

Utilizar a luz solar para gerar energia elétrica para sua casa reduz a poluição e as taxas de níveis de carbono emitidos na atmosfera.

No entanto, se você não tem orçamento para realizar um investimento desse porte, você pode começar com uma decoração sustentável para sua casa.

O intuito do conceito de decoração sustentável é decorar os espaços em sua casa utilizando itens e materiais que causam menos impacto na natureza. Para isso, é necessária muita reciclagem, reaproveitamento de materiais e criatividade.

Conheça 5 dicas de decoração sustentável para sua residência.

1 – Reutilize materiais

Não há melhor maneira de aderir à decoração sustentável do que com o reaproveitamento. Você pode, por exemplo, reutilizar retalhos de tecidos para criar capas de almofadas, tapetes, colchas e cortinas. Deixe a criatividade guiar você.

Além disso, a rolha e a garrafa de vinho também podem ser reutilizadas. As rolhas podem ser reutilizadas para criar um quadro de recados. Já as garrafas podem virar vasos lindos para diferentes ambientes. Uma dica extra é não retirar a rolha se o visual ficar interessante. Isso dá um toque rústico ao seu item de decoração.

2 – Compre produtos artesanais

Há uma variedade no mercado de produtos artesanais, produzidos com diferentes materiais como metal, plástico, vidro, madeira, linha, barbante, entre outros. Nas mãos de artesãos talentosos, tais materiais viram lindos objetos de decoração.

Você ainda pode recorrer ao DIY (do it yourself) que em tradução literal significa “faça você mesma”. Ou seja, procure tutoriais na internet de DIY e confeccione seus próprios utensílios de decoração.

3 – Coloque mais verde na sua residência

Claro que as plantas não podem faltar em uma decoração sustentável. Além de serem decorativas, as plantas deixam os espaços mais frescos e arejados.

Para colocá-las de maneira harmoniosa em sua residência, você pode investir em um jardim vertical com madeira reutilizada ou paletes. Já as plantas com vasos, ambientes internos são excelentes para palmeiras, bromélias, filodendros, suculentas e samambaias.

 4 – Faça garimpagem de peças decorativas

Você pode encontrar um amigo ou parente que está trocando a mobília, procurar em grupos do Facebook de desapego ou mesmo buscar em bazares. Você vai achar peças decorativas por um preço bom e reutilizá-las na decoração de sua casa.

Assim, você pode conseguir ótimos itens que podem ser reaproveitados. Se você comprar em bazares beneficentes, você ainda vai ajudar o local com suas compras.

5 – Faça compras conscientes

Mesmo que a ideia da decoração sustentável seja reaproveitamento, às vezes será necessário comprar algo novo. Nesse caso, adquira apenas os produtos realmente necessários.

Além disso, entenda a origem dos materiais. Móveis e peças de madeira devem ser comprados apenas se foram fabricados a partir de reflorestamento ou demolição.